quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Domingo 01.03.2009



Estava dormindo, o relógio ainda não marcava 23hrs, e o Silvio já estava aqui, ansioso, havíamos marcado nossa saída para Gramado a meia noite. Mas foi até melhor assim... Acabamos saindo antes. No trevo do posto 2001, após passar por vários “carnavaleiros”, escutei um barulho suspeito, por um momento pensei que viesse de mim, mas infelizmente era apenas o primeiro pneu furado... Foi o meu. Imediatamente fomos para o posto trocar a câmera. Perdemos cerca de 1 hora ali.
Depois, não menos entusiasmados (confesso que eu estava um pouco desanimada) seguimos até a casa do Luiz Eduardo que iria nos emprestar uma câmera de ar(a única da bagagem). Seguimos pelo acesso grasel... Nenhum dos três havia pedalado à noite, então foi “tudo novo”. Naquela época estavamos assistindo muitos filmes de suspense, ficamos imaginando que um monstro surgiria no meio do asfalto. Um farol para 3 ciclistas.
Antes do pedágio de Venâncio Aires outro susto... Um cachorro, não visto, quase nos atacou... Parecia estar muito enraivado... Alguns km antes do pedágio de Cruzeiro do Sul sentimos alguns pingos... Tivemos tempo de acelerar para chegar secos ao pedágio. Assim que chegamos - 04h20min - o céu “desabou”. Comemos e dormimos no chão... Saímos de lá as 06h20min, assim que acordamos. Em Estrela nos demos o direito de um café da manhã com leite, numa lancheria, isso foi um luxo. Neste “meio caminho” um meio chuvisco nos acompanhou. Não poderia deixar de citar os comentários do frentista de um posto: “vocês são loucos”, e do cara da lancheria: “Eu nunca vi ciclistas subir aquela serra antes...nããão...são louuucos... Seguimos por Teutônia, Westfália... A essas alturas meu pneu já havia furado novamente... Entre Westfália e BVS pudemos observar uma cascata no meio do caminho, estávamos molhados e aproveitamos para tomar outro banho,...Andamos em meio a muita neblina... No pedágio de Boa Vista do Sul paramos. A intenção era dar uma leve descansada, mas acabamos por permanecer no local por +/- 3 horas, após confirmação de meu pneu estar furado, foi um pesadelo engraçado... Do pedágio a Garibaldi, pegamos muita chuva...Entramos em Garibaldi e sentamos na primeira parada de ônibus que encontramos para saborear os pães que minha mãe tinha feito hehehe. Depois fomos em busca de uma bicicletaria, nisso tivemos sucesso, compramos duas câmeras reservas e seguimos até Carlos Barbosa, depois pegamos a estrada em direção a São Vendelino. Uns 14km de descida. Fotografamos bastante neste trecho. Havia muitas curvas...Dói um pouco lembrar isso...Foi quando dobrei uma curva e, o Silvio estava caído. Parei no acostamento e fui ajuda-lo. Mas isso não bastava, pois ele havia se machucado. E sua bike então...Quebrou o garfo...E ele acabou por abandona-la no mato. Eu não quis acreditar, balancei a cabeça quando falaram que teríamos de voltar...Pensei em Gramado...Pensamos um pouco, e resolvemos caminhar até Garibaldi, mais especificamente a rodoviária e voltar a Santa Cruz do Sul. Isso foi por volta das 17:30. O Tiago e Eu subimos aquelas subidas empurrando nossas bikes, e o Silvio com a bagagem “em mãos”. Quando passava algum caminhão acenávamos com esperança de conseguir carona, mas nada deu certo. As descidas eram raras naquele trecho, mas quando havia pegávamos embalo, eu na carona da bike do Tiago com o mesmo dirigindo, e o Silvio na minha bike com seus pneus murchos. Na nossa longa caminhada choveram ligações para os 3 celulares... Cada vez o desespero aumentava mais... A noite também... Paramos de caminhar por volta das 21hrs quando nos demos conta de que estávamos no caminho errado- faltavam 5km para Bento Gonçalves...Aí o desespero só aumentou!Estavamos num labirinto, um local desconhecido, já estava escuro, e havia pouca iluminação, estávamos muito cansados da caminhada, meus pneus estavam furados, roupas molhadas, mentes atormentadas, imaginávamos coisas...Demos a volta no trevo e seguíamos novamente em direção a Garibaldi... Precisávamos chegar ao trevo de acesso a Garibaldi, pois o irmão do Silvio estaria lá nos esperando de carro. De repente, eu me senti a pessoa mais feliz do mundo. Ouvi uma buzina, mas não dei bola, mas o Silvio falou que poderia ser o seu irmão... Que alegria, seria o fim do pesadelo... O carro fez o retorno no trevo e veio em nossa direção, e nós acenávamos como desesperados. O carro estacionou, ajeitamos tudo lá dentro. Eu já estava prestes a vomitar, dormi a viagem toda, que durou 01h30min. Chegamos em casa, e fui tomar um banho gelado mesmo, já que o chuveiro estava estragado...ô beleza!!!

Pedal+Caminhada=160km

2 comentários: